sexta-feira, outubro 30, 2009

O ANTÍDOTO PARA OS SONHOS FRUSTRADOS

A despeito do triunfalismo romântico enfatizado com estardalhaço em certas áreas dos escritos de auto-ajuda, da necessidade que temos de acreditar no sucesso, devemos refletir com lucidez acerca de um tema não muito agradável: a FRUSTRAÇÃO DOS SONHOS. Todos nós já tivemos, em algum momento da vida, expectativas que não se concretizaram, planos que não foram levados a termo e desejos que jamais saíram do campo das intenções. Todos nós já tivemos em algum momento nossos sonhos frustrados.

O fato de cultivarmos uma fé genuína de que nada de mal vai nos acontecer, não evita que experimentemos frustrações e fracassos pessoais inesperados. Uma das causas das nossas frustrações são as fantasias e idealizações forjadas por nós mesmos, algumas verdades sobre isso podem ser elencadas da seguinte forma:

Os sonhos se frustram toda vez que nos iludimos que na vida tudo ocorrerá como desejamos. Nada mais ingênuo do que achar que basta planejar bem para que tudo aconteça a contento. Sabemos que, as vezes, preparamos tudo, projetamos com cuidado, e basta um detalhe para que tudo vá por água abaixo. Há situações na vida que foge ao nosso controle, e a ansiedade surge exatamente neste ponto: quando descobrimos que as circunstâncias da vida não se encontram sob nosso total comando.

Como diz o poeta, “a vida vem em ondas”, e com elas também, as intempéries e os reveses: A seca mata a plantação, a enchente inunda a casa e leva os móveis e muitas vezes a derruba fazendo vítimas; a fábrica vai à falência e demite os funcionários provocando desemprego; uma doença imprevista se manifesta e com ela muitos sonhos e projetos se frustram.

Como sugere Tiago, não temos garantias de sucesso em nossos projetos pessoais: "Eia agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. (4.13-16).

Aprendemos assim que os nossos planos e projetos são rigorosamente falíveis. A questão é o que fazemos com as nossas frustrações.

Algumas pessoas se tornam vítimas de suas desilusões e arrasta pela vida afora os erros e os fracassos vividos; se tornam vítimas de refém do seu passado. Muitos vivem recalcados e amargurados, reabrindo feridas antigas que continuam a sangrar. Lembre-se que somos nós quem cultivamos ou não coisas boas ou ruins e que na vida colhemos exatamente o que plantamos.

Encare os fracassos de forma positiva. Ninguém é um derrotado até que se sinta assim. Por maiores que sejam os seus dilemas, eles durarão o tempo que você quiser que durem. O lado bom das coisas ruins é que elas passam, e o lado ruim das coisas boas é que elas também são passageiras. Não existe vitória que dure para sempre e não existe derrota que perdure eternamente.

Cultive um espírito positivo. Sorria, acredite na vida, encare as derrotas de forma pedagógica, cada fracasso tem suas lições, e podemos aprender mais com os erros e com os fracassos do que com as realizações. Lembre-se a derrota de hoje, a frustração de agora pode ser o caminho para uma grande vitória amanhã.

Leia Mais…