sábado, janeiro 01, 2011

A LENDA DO LOBO-PASTOR

Pastor e lobos têm algo em comum: ambos se interessam e gostam de ovelhas, e vivem perto delas. Assim, muitas vezes, pastor e lobos nos deixam confusos para saber quem é quem. Isso porque lobos desenvolveram uma astuta técnica de se disfarçar em ovelhas interessadas no cuidado de outras ovelhas. Parecem ovelhas, mas são lobos. (Lucivaldo de Paula)[1]

Há muitos e muitos anos, numa terra muito distante, havia um pequeno rebanho de ovelhas. Esse rebanho era cuidado por um pastor muito simples; ele vivia no meio delas, conversava com elas e distribuía o alimento diário. Cuidava das doentes, curava as feridas, e amparava as que por alguma razão enfrentavam crises. Havia muita comunhão, entre as ovelhas, cada uma cuidava da outra de forma que entre elas não havia necessitadas. O pastor ensinava sobre o respeito às diferenças, e incentivava as ovelhas a viverem em liberdade.

Tudo parecia bem, até que uma inquietação começou a tomar conta das ovelhas. Elas já não se contentavam com as orientações do pastor; ele parecia não ter “poder” nem “autoridade do Espírito”; elas queriam um pastor mais enérgico, mais poderoso, e que fizesse o rebanho crescer. Essa inquietação teve início quando algumas ovelhas ouviram alguns programas de rádio e televisão. O problema se agravou quando uma ovelha fugiu do aprisco e foi visitar os rebanhos dirigidos por esses tele-pastores. Quando voltou, ficou maravilhada e contou às outras o que tinha visto: cegos enxergavam, surdos ouviam, paralíticos andavam, enfermos de todo tipo eram curados, sinais e milagres eram feitos pelo pastor daquele rebanho, e concluiu que bom mesmo era ter um pastor poderoso.

Todas concordaram que: aquele pastor sim era um pastor de verdade; ele fazia milagres, curava apenas com gestos, derrubava pessoas com o paletó, ensinava sobre libertação, batalhas espirituais, fazia campanhas de vitória, correntes de milagres, coisas impossíveis aconteciam por lá.

A partir desse dia teve início um movimento naquele aprisco. As ovelhas se revoltaram, destituíram o pastor e resolveram convidar um pastor diferente.

Naquela mesma região também vivia um lobo muito astuto. Ele falava bem a língua das ovelhas. Conhecia os jargões usados por elas e constantemente os repetia. Sabia o que as ovelhas gostavam de comer e servia abundantemente tudo o que elas mais apreciavam. Além disso, o lobo mais do que nenhum outro, conhecia ovelhas.

Sabendo da vacância do cargo de pastor daquele rebanho, o lobo se candidatou à vaga. Para tanto, ele se vestiu com uma pele de ovelha, aprendeu a falar como ovelha e a se alimentar como elas (mesmo que escondido continuou a comer carne). Ensaiou um discurso piedoso e fingiu cuidar do rebanho. Em pouco tempo o lobo ganhou a confiança das ovelhas e passou à condição de pastor delas.

Além disso o agora lobo-pastor tinha verdadeira atração por títulos, logo após tomar posse, começou a se auto conceder títulos “lobo de Ovelheus”[2] e “Ungido”. Posteriormente se auto-intitulou “Lobo-Bispo”, depois juntou um grupo de “lobos-pastores” e “Lobos-bispos” e se auto-ordenaram “Lobos-Apóstolos”, e ainda exigiam que todos os chamassem assim.

O lobo-pastor possuía um livro enorme de capa preta de onde ele extraia as orientações para as ovelhas. O livro tinha resposta para tudo, e o que não estivesse escrito nele não era permitido fazer. O lobo-pastor interpretava as verdades ali escritas que deveriam ser seguidas ao pé da letra; quem ousasse questionar sua opinião era logo tachado de “rebelde e feiticeiro”, tendo como base um versículo extraído do livro que dizia que “a rebeldia é como o pecado de feitiçaria, e a arrogância é como a iniqüidade de idolatria" (Livro de Lobuel: 15:23a)[3]. Dito isso, todas as ovelhas acatavam suas ordens por mais absurdas que fossem, sem reclamar, para não cair no pecado da desobediência. Suas pregações eram sempre moralistas, pregava abstinências e exigia sacrifícios.

O lobo-pastor tinha grandes projetos para realizar, e desafiava as ovelhas a contribuir acima de suas posses, sob o argumento que isso era prova de fé. Enquanto as ovelhas pastavam juntas no aprisco, o lobo sob o argumento de ser “digno de honras” morava em uma casa enorme com todo conforto. Inicialmente o lobo comia a comida das ovelhas, porém, sua natureza de lobo falou mais forte e ele começou a se alimentar da carne das ovelhas, e a usar as melhores peles de ovelhas para se vestir. O lobo-pastor era duro e exigia obediência absoluta de todos sem questionamentos, alegando ser ele o “escolhido de Ovelheus” para dirigir o rebanho

Um dia as ovelhas caíram em si descobriram tarde demais que existem diferenças fundamentais entre pastores e lobos[4] e lembraram com saudade dos tempos antigos. Então pesquisando um pouco mais perceberam que: Pastor cultiva o aprisco, lobo cria armadilhas; pastor busca o bem das ovelhas, lobo busca os seus bens; pastor vive à sombra da cruz, lobo vive à luz de holofotes; pastor chora pelas suas ovelhas, lobo faz as ovelhas chorarem; pastor tem autoridade espiritual, o lobo é autoritário e dominador; pastor tem fraqueza, lobo é forte e poderoso; pastor olha nos olhos, lobo conta cabeças; pastor admite erros, lobo é dono da verdade; pastor tem amigos, lobo tem admiradores; pastor vive o que prega, lobo prega o que não vive; pastor ora em secreto, lobo só ora em público; pastor vive para suas ovelhas, lobo se abastece delas; o pastor vai ao púlpito, o lobo sobe ao palco; pastor se interessa pelo crescimento das ovelhas, o lobo pelo crescimento das ofertas; pastor alimenta as ovelhas lobo se alimenta de ovelhas; pastor busca a discrição, lobo se autopromove; pastor usa as Escrituras como texto, o lobo usa como pretexto; pastor se compromete com o Reino, lobo tem projetos pessoais; pastor vive uma fé encarnada, a fé do lobo é espiritualizada; pastor ajuda as ovelhas a serem independentes, lobo cria dependência dele; pastor é simples e comum, lobo é vaidoso e especial; pastor tem dons e talentos, lobo tem cargos e títulos; pastor dirige igrejas-comunidades, lobo dirige igrejas-empresas; pastor pastoreia as ovelhas, lobo as seduz.

Então as ovelhas se lembraram dos conselhos de um antigo pastor do qual elas haviam esquecido: "Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores (Mateus 7:15).


[1] http://lucivaldodepaula.blogspot.com/2010/01/pastores-e-lobos-tem-algo-em-comum.html

[2] “Ovelheus” era o nome como as ovelhas chamavam seu Deus.

[3] Lobuel era um livro cujo conteúdo era parecido com I Samuel.

[4] Osmar Ludovico. Sobre Pastor e Lobo. http://www.adital.org.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=31404

Leia Mais…