sábado, outubro 24, 2009

PARA JAMAIS ENVELHECER

Uma das coisas mais difíceis que enfrentamos na vida é o desafio de envelhecer. Ainda não cheguei a este ponto da minha caminhada, no entanto, tenho me preparado para que de certa forma a velhice jamais me alcance. Considero um grande privilégio envelhecer, conquistar uma vida longeva, e cheia de experiências; o problema é quando a velhice alcança atinge não apenas a dimensão física (fato natural), mas torna senil a psique, as emoções; quando isso acontece a velhice passa a ser uma dura realidade que vai além da mera cronologia.

Mesmo correndo o risco de errar, de ser tachado de petulante ou de querer dar conselhos a que já viveu bem mais do que eu (o que bem pode ser verdade) me arrisco formular algumas orientações para jamais envelhecer:

NÃO DEIXE A NOSTÁLGIA DOMINAR O SEU PRESENTE: Muitas pessoas envelhecem porque jamais conseguem se desvencilhar do passado; a certa altura da vida passam a olhar para trás numa atitude nostálgica e dessa forma se esquecem de viver o presente. O que envelhece as pessoas não são os anos conquistados e sim os perdidos. O sentimento de ter “perdido” primeiro a infância, depois a adolescência, e finalmente a juventude é um passo para perder a fase da maturidade. Viver uma fase de cada vez sem sentimentos de culpa pode ser um caminho para nunca envelhecer.

NÃO TENTE EVITAR QUE OS JOVENS COMETAM ERROS. Uma das coisas mais desgastantes da adultícia é a neurose que domina as pessoas de querer impedir que os jovens cometam os mesmos erros que se cometeu no passado. Deixe que as coisas sigam seu rumo, alcançar uma idade avançada não transforma ninguém em xerife do mundo. Tal atitude torna o adulto rabugento intransigente e acelera processo de envelhecimento.

CULTIVE UMA ATITUDE POSITIVA EM RELAÇÃO AO FUTURO. A coisa mais importante não é quanto tempo ainda resta para viver. A vida não é uma questão de quantidade de dias, na vida a qualidade é mais importante. Lembre-se que viver é uma conquista e só se vive um dia de cada vez. A pior velhice é aquela que anula o prazer de viver e destrói a vontade de sonhar.

Para nunca envelhecer é preciso, pois manter uma atitude positiva em relação à vida, deixar o que passou e acreditar no amanhã, aceitar que se cometam erros e de vez em quando se permitir errar também.

Eu estou plenamente convencido que não se pode parar o tempo, mas que é possível evitar o envelhicimento.

Leia Mais…