quarta-feira, abril 14, 2010

MALANDRAGEM UNIVERSAL

Confesso que fiquei enojado, para não dizer revoltado; ao assistir as cenas de um lider da Igreja Universal do Reino de Deus (divulgadas na Internethttp://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=56142&mdl=27) ensinando seus pastores a trapacear para manipular a fé de pessoas crédulas, com o único objetivo de arrecadar dinheiro; para tanto prometia receitas para vencer a crise financeira ocorrida durante o ano de 2008.
Não desejo julgar ninguém aqui; não sou juiz do mundo e nem pretendo ser. As imagens e o audio no entanto, falam por si mesmos; não se trata de opiniões de terceiros sobre o fato; são gravações em tempo real, que os mesmos sequer negam a sua veracidade, apenas tentam justificar o injustificável.
Quais são as lições que aprendemos desse epsódio:
1. Nesse país a picaretagem sempre será recompensada: De nada adianta mostrar ao mundo essas imagens que envergonham a igreja evangélica brasileira e em especial os pastores sérios desse país. Os templos dessas arapucas, desses mercados espirituais travestidas de igrejas continuam cheios e o dinheiro continuará a jorrar em suas torneiras. Enquanto houver pessoas que acreditam em tudo que se diz, de duendes a milagreiros, os embusteiros, os picaretas país terá um campo fertil para ganhar dinheiro de forma fácil. Nada mudou e nada vai mudar.
2. De nada adianta a honestidade e o trabalho sério: Não estou defendendo a malandragem e a desonestidade como modo de vida. Mas convenhamos; é duro ser honesto nesse país. As Igrejas sérias e os pastores honestos que respeitam seus liderados e não exploram a fé dos mais fracos. Tais pessoas não gozam do respeito e da admiração que os ilusionistas de plantão desfrutam. Acho que chegamos ao tempo no qual se cumpre a profecia de Rui Barbosa: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".
3. As pessoas gostam de serem enganadas: As mentiras utilizadas pelos "malandros" da Universal (e é assim mesmo que eles se tratam no vídeo) são tão obvias e velhas, que não dá para entender como alguém ainda acredita nessas babozeiras. Acreditar que entregar tudo que se tem nas mãos de quem quer que seja, seja uma determinação de Deus para abençoar quem precisa é um sinal de infantilidade espiritual. Na verdade, os "malandros" utilizam o velho truque do estelionatário, de oferecer vantagem para suas vítimas, e acreitem ou não funciona, os otários caem como moscas no mel.
4. O demônio realmente existe: Assistir as cenas de pastores aprendendo a enganar as pessoas, brincando e fazendo chacota de suas vítimas, não dão a certeza da existência do diabo, de demônios e de outros seres mais da mesma natureza. A certeza vem das próprias cenas e das palavras ali proferidas. Uma das afirmações do líder é que o "demônio da crise" roubaria o dinheiro das pessoas. De fato isso aconteceu: o demônio roubou o dinheiro daqueles que embarcaram nessa canoa furada. Afinal, todos sabem que o diabo mente, engana, rouba e ilude, so que neste caso, o diabo tem nome, endereço, CPF. cartão de crédito e um gorda conta bancária.
Ate quando, assitiremos essas cenas lamentáveis que se repetem todos os dias? Até que as autoridades desse país resolvam moralizar a religião, que nesse caso como diria jesus tem se transformado em covil de salteadores.

Leia Mais…